quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rozenha é novo articulista do Portal e Jornal Flagrante

O Empresário e desportista Rozenha, vai assinar, a partir da próxima semana, uma coluna no Portal e no Jornal Flagrante sobre assuntos variados, além de esporte e Copa do Mundo de 2014. Ontem o empresário reuniu com a diretoria da RRC Comunicações e fechou parceria para escrever no portal e no jornal uma vez por semana. Rozenha contou que sempre teve vontade de escrever e que essa oportunidade ele não poderia deixar escapar. “Tenho minhas opiniões e quero poder dividi-las com as pessoas. Estou muito entusiasmado em poder participar desse projeto”, disse.

Reunião com prefeitos e TCE é adiada

A reunião do presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, Érico Desterro, com representantes da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), que aconteceria hoje à tarde, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi adiada para a próxima segunda-feira (5/3), às 15h, a pedido do presidente da AAM, prefeito de Manaquiri, Jair Souto, segundo informação da Aleam. O encontro com os gestores foi solicitado pelo presidente da Aleam, deputado Ricardo Nicolau, ontem pela manhã, após reunião de Desterro com 20 deputados, para tratar sobre o anteprojeto encaminhado pelo tribunal para alterar a lei orgânica da Corte e dar agilidade ao andamento de processos.

SONHO DE UMA RÁDIO COMPLETA 3 ANOS

A Rádio Comunitária do Santa Etelvina comemora 3 anos de existência. A festa vai ser neste sábado, 03, no Anfiteatro do CCA do Santa Etelvina, no Terminal de ônibus do Bairro. A emissora É uma das três rádios comunitárias liberadas para atuar em Manaus e a única na Zona Norte, atingindo um público da periferia da cidade e das estradas BR 174 – Manaus/Presidente Figueiredo e da AM 010 – Manaus/Itacoatiara.     
A rádio é diferente por não ter qualquer retorno financeiro para os que a operam. Todos são voluntários, administradores, operadores, produtores e locutores. A história é a mesma de qualquer rádio comunitária do pais, dribla a falta de recursos com muita criatividade.

Arthur de volta ao Amazonas e à guerra política

O diplomata e ex-senador Arthur Neto se despediu de Portugal, onde passou os últimos 12 meses e retorna a Manaus, para a atividade que mais gosta de fazer: política. Na coluna dele de hoje, com o título (missão cumprida), ele fala sobre os 12 meses que passou no país dos grandes navegantes e da sua saudade da terra natal, Manaus e da atividade política. A política está em seu DNA e ele diz que vem renovado e preparado para a luta. O povo amazonense ainda não engoliu a derrota do senador nas urnas nas últimas eleições. Ele vai falar sobre o assunto em breve, aqui no portal e no jornal flagrante que vai para as bancas na primeira semana de março. Aguardem!

José Ricardo quer acabar 14 e 15 salários

O deputado José Ricardo (PT) pretende acabar com o 14º e 15º salários pagos pelo legislativo estadual aos deputados, por considerar que a sociedade brasileira não concorda mais com certas atitudes que mais parecem com benesses pelo exercício da função pública. Ele pretende transformar esses salários em uma ajuda de custo integral, no início de cada legislatura, para que os deputados eleitos, principalmente, possam equipar seus gabinetes com computadores e livros 

Haitianos vão sentir na pele o atendimento pelo SUS

As Secretarias Estadual de Saúde do Amazonas (Susam) e Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) realizam, na quinta-feira (1) e sexta-feira (2), o cadastro dos haitianos residentes em Manaus no Sistema Único de Saúde (SUS) para concessão do cartão do SUS, que garante o acesso aos serviços oferecidos na rede pública. O cadastro dos imigrantes será feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e ocorrerá durante o horário de funcionamento dos postos, que vai das 7h às 18 horas.

Amazonino vistoria finalização da obra
do Complexo Viário de São José

O prefeito Amazonino Mendes esteve pessoalmente inspecionando as últimas frentes de obras do Complexo Viário do São José, cuja inauguração está marcada para esta quinta-feira, dia 1º, às 20 horas. Acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb, o prefeito checou, na noite de segunda, os ajustes finais da pintura, ajardinamento da rótula e testes de iluminação.A obra, orçada em R$ 56,3 milhões e realizada em 17 meses, é a terceira grande intervenção no sistema viário, concluído na atual administração.

Estudantes da Zona Rural recebem
doações de materiais escolares

O Governo do Estado realizou, por intermédio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro, a doação de mais de 400 kits escolares para os alunos da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada na BR-174 (Manaus-Boa Vista). A ação foi coordenada pela primeira-dama, Nejmi Aziz, e beneficiou cerca de 360 estudantes do ensino fundamental e técnico profissionalizante da escola.

Humaitá implanta secretaria indígena

A política de etnodesenvolvimento desenvolvida pelo Governo do Amazonas com as populações indígenas continua a criar oportunidades em todo o estado. Na próxima sexta-feira (2), Ivanildo Tenharín será empossado como titular da Secretaria Municipal dos Povos Indígenas de Humaitá (a 600 quilômetros de Manaus). A nova pasta foi criada em setembro do ano passado, por meio da Lei nº 569/2011, e vai beneficiar aproximadamente 4,5 mil indígenas que habitam a Transamazônica e a calha do rio Madeira, dos povos Tenharín, Djiahui, Parintintin, Mura, Munduruku, Apurinã, Pirahã, Torá e Matanawí.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tenente despreparado é punido após prender jornalista

O tenente Anderson Pereira Alfon, da Polícia Militar de Manaus pagou na mesma moeda a truculência e despreparo com as quais tratou o jornalista Carlos Eduardo Matos, do Portal G1 Amazonas, da TV Amazonas, associada da TV Globo, algemado e preso acusado de desacato na cobertura da queda de um monomotor, hoje de manhã num terreno baldio na Torquato Tapajós. O tenente foi preso por ordem do comandante da tropa. Para a Secretaria de Segurança Pública, houve exagero e despreparo por parte do oficial que desrespeitou as prerrogativas do jornalista e a liberdade de imprensa. No mesmo local, um outro policial militar tentou atrapalhar o trabalho do jornalista Pedro Braga Jr. que tentava fotografar o avião acidentado. O policial tentou vender fotografias feitas por ele no local do acidente aos jornalistas.

Suframa faz reunião do CAS em pleno aniversário

A primeira reunião do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS) de 2012 vai ser realizada às 14h desta terça-feira, 28, no auditório Floriano Pacheco, na sede da autarquia.O evento, que terá pela primeira vez a presença de Thomaz Nogueira como superintendente da SUFRAMA, será presidido pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira. É esperada ainda a presença de diversas autoridades dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e dos municípios de Macapá e Santana, no Amapá, que compõem a área de abrangência da autarquia, além de empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM).

280 milhões de dolares do BID para o Prosamim

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na manhã de hoje (28) autorização para que o estado do Amazonas receba empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O empréstimo, no valor de 280 milhões de dólares, é para investimento em obras da terceira etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O relatório do senador Valdir Raupp (PMDB/RO), com parecer favorável à contratação de crédito, foi aprovado por unanimidade na Comissão.

Nivel dos rios acende sinal de alerta

A Defesa Civil do Pará está emitindo boletins diários aos órgãos estaduais sobre o monitoramento dos rios nos municípios do interior do Estado com maiores riscos de enchentes. Segundo o último levantamento, Marabá e Altamira, no sudeste e sudoeste paraenses, respectivamente, são as cidades com os níveis mais elevados que podem, a qualquer momento, decretar estado de alerta. A emissão de boletins informativos diários faz parte do plano de contingência implantado no início do ano, por conta do período em que começa o chamado inverno amazônico, que compreende os meses de dezembro a junho.

Monomotor cai próximo a avenida
Torquato Tapajós e mata piloto

Foto: Pedro Braga Jr. - Avião monomotor caiu num terreno baldio
Um monomotor de prefixo ainda não identificado, caiu hoje, logo após tentar decolar do Aeroclube de Manaus, por volta das 6h de hoje, dia 28. O piloto Antônio José Almeida Maia, 54, morreu na hora. Segundo informações da Cleiton Taxi Aéreo, proprietária da aeronave, o piloto sairia do Aeroclube ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde iria abastecer. Segundo testemunhas, o avião não conseguiu decolar, bateu em um fio de alta tensão e caiu em um terreno baldio na avenida Torquato Tapajos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sabino diz que cassasão é perseguição política

O deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB), foi cassado ontem pela Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). "Isso é perseguição e vou até as últimas consequências judiciais para manter o meu mandato que foi me confiado pelo povo", disse o deputado após ser informado do resultado da votação unânime do TRE. Sabino e o filho, o vereador Reizo Castelo Branco, que também foi cassado, estão inelegíveis por oito anos. O deputado federal e o vereador devem entrar com embargo de declaração no próprio TRE.

DI demite, mas vagas têm que ser para amazonenses

Augusto Banega Montenegro* - Deputados estaduais debateram, em audiência pública realizada segunda-feira (27), a situação dos haitianos que vivem em Manaus, mas que entraram ilegalmente no Amazonas pela fronteira, isto é, por Tabatinga. São quase cinco mil haitianos que estão por aqui, tornando-se um problema sério para o governo do Estado resolver. É certo que eles querem ir embora daqui, para outro estado ou seu país de origem, mas enquanto isso não acontece eles precisam, apenas, de ter o mesmo amparo social dado aos brasileiros para que possam, com o trabalho que puderem desenvolver, juntar o suficiente para que possam sobreviver e comprarem suas passagens.

Jair Souto gasta R$ 250 mil com Banda Calipyso
e população está sem remédio e outros serviços

O prefeito de Manaquiri, Jair Souto gastou R$ 250 mil só com a Banda Calypso, que segundo ele, foi paga pelo governo, fora toda a estrutura para comemorar o aniversário de 30 anos do município, enquanto a população reclama de serviços básicos, como infraestrutura, transporte e água. A alegria do prefeito no camarote das autoridades, que não parava de pular ao som da guitarra do Chimbinha, chegou a revoltar alguns populares que questionavam o valor gasto na festa. Isso em época de eleições não pega muito bem. Uma das obras paralisadas há mais de sete anos é o micro  estádio de futebol do município que pelo andar da carruagem só deve inaugurar depois da Copa 2014. Moradores disseram que não há médico e nem remédios no hospital e as aulas ainda não começaram. O prefeito foi procurado ontem, mas estaria de viagem para Brasília.

População vai às ruas e comemora saída de Elmir
Lima Mota em Boa Vista do Ramos

Munidos com faixas, bandeiras e cartazes centenas de pessoas foram às ruas de Boa Vista do Ramos, a 271 quilômetros de Manaus, para elogiar a atitude dos vereadores da Câmara Municipal do município que cassou, no último sábado, o prefeito afastado pela justiça, Elmir Lima Mota, o Freedow. Por seis votos a zero, os vereadores cassaram também o vice prefeito, Glaucimar Pimentel. Geitos de "fora Freedow" ecoavam pelas ruas durante à noite de sábado e o dia de domingo. "Foi a batalha do bem contra o mal", disse o presidente da Câmara, vereador Júnior Andrade.

Situação dos haitianos no Amazonas
é discutida por deputados na ALE

A Audiência Pública realizada segunda-feira (27), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), de autoria dos deputados estaduais José Ricardo Wendling (PT), Marcelo Ramos (PSB) e Luiz Castro (PPS), foi debatida a situação dos haitianos que estão imigrando para o Brasil, em especial para o Estado do Amazonas, em busca de melhores condições de vida. Um dos principais motivos da imigração haitiana para os países da América do Sul, foi o terremoto que atingiu o país, em janeiro de 2010, deixando mais de três milhões de pessoas desabrigadas e milhares de mortos. Em vista dessa situação e com sua economia devastada pela instabilidade política e agravada com o terremoto, eles não tiveram outra opção a não ser imigrarem para países sul-americanos, tendo o Brasil como o seu principal destino.

Servidores da Susam participam de
oficina com Médicos sem Fronteira

Médicos, enfermeiros e recepcionistas dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAS), Prontos-Socorros e Fundações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) participam nesta TERÇA-FEIRA (28) de um treinamento oferecido pela ONG Médicos Sem Fronteira para a abordagem de pacientes haitianos no Amazonas. A atividade será realizada no auditório da Secretaria de Ciências da Saúde da UEA, entre 9h e 12 horas. 

Presidente do TCE esclarece pontos
de anteprojeto aos deputados

Para esclarecer pontos do anteprojeto encaminhado, há duas semanas, pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), cujo conteúdo deverá revogar artigos da Lei Orgânica do órgão e, assim, dar agilidade ao cumprimento de sentenças da corte, o presidente do TCE, Érico Desterro, reúne-se, nesta terça-feira (28/2), às 10h, com os deputados estaduais, na Aleam.

Vencedor do 8º Amazonas Film Festival leva
Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2012

Na noite de domingo, 26 de fevereiro, o filme iraniano “A Separação”, do diretor Asghar Farhad, ganhou o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A mesma película foi vencedora do prêmio de Melhor Filme da Mostra Competitiva Internacional de Longa Metragem da 8ª edição do Amazonas Film Festival, promovido no ano passado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). “A Separação” concorreu ao prêmio da Academia competindo com os longas-metragens "Bullhead", da Bélgica; "Monsieur Lazhar", do Canadá; "Footnote", de Israel; e "In Darkness", da Polônia.

Governo renova contrato com Banco
do Brasil nos barcos PAI

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, e o novo superintendente regional do Banco do Brasil, Marcelo Palhano, renovaram segunda-feira, dia 27, o contrato da parceria que garante a oferta dos serviços bancários aos municípios do interior nos barcos Puxirum, Puxirum II e Zona Franca Verde, do Pronto Atendimento Itinerante (PAI).

CAS analisa implantação de projetos de energéticos

Os polos Eletroeletrônicos e de Duas Rodas concentram os investimentos em análise para entrar na pauta da 255ª reunião do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), mas há outros destaques como os projetos de bebidas energéticas e o de produção de telhas. A reunião acontece nesta terça-feira dia 28 de fevereiro, na sede da SUFRAMA dentro das comemorações dos 45 anos da autarquia. Na pauta constam 43 projetos (21 de implantação e 22 de diversificação, ampliação e atualização) que somam 1.472 novos empregos e US$ 1.1 bilhão em investimento total (incluindo capital de giro).O projeto de bebidas energéticas é da fabricante mundial Red Bull e resultado da alteração no Processo Produtivo Básico (PPB), publicado no início de fevereiro,  que contempla esse segmento de bebidas com os incentivos da Zona Franca de Manaus.

Eron participa de reunião do Conseagri nesta terça

O secretário da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Eron Bezerra, participa nesta terça-feira (28), em Porto Velho, Rondônia, da primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri) do ano. Bezerra é vice-presidente do Conseagri. Entre as pautas da reunião deverão estar problemas crônicos e de segurança nacional no tocante ao setor agropecuário, como as questões trabalhistas rurais, indígenas e de defesa agropecuária. Eron pretende divulgar a experiência do bacalhau da Amazônia entre os secretários e as impressões da viagem à China, que terminou no último fim de semana, na reunião.

Semana Azul antecipa Lançamento do
CD e gravação do Blu-ray Caprichoso

O Boi Caprichoso inicia nesta segunda-feira 27, a Semana Azul que antecipa o Lançamento do CD, Viva a Cultura Popular e gravação do Blu-ray e DVD. O clima é de festa na Ilha, torcedores erguendo bandeiras, vestindo com orgulho a camisa azul e branca, circulando com bandeiras nas motos a espera do momento inédito no Caprichoso.

Praciano leva ao CNJ proposta para
acelerar processo contra a corrupção

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção,  deputado Francisco Praciano (PT/AM), encaminhou sugestão ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ para implantação de especialização de Varas, Turmas e Câmaras, tanto na Justiça Federal quanto nas Justiças dos Estados, com competência exclusiva para processar e julgar ações de improbidade administrativa, ações de ressarcimento ao erário, ações por prática de crimes tributários e ações por prática de crimes contra a administração pública. Essa ação tem como objetivo  tornar  efetiva a Lei da Ficha Limpa. Segundo jornal Folha de São Paulo, do último domingo (26), falhas e omissões atrasam processo de políticos. 

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Queda de avião em Envira está sendo investigada

A queda de um monomotor da agência de Viagens Decolando com Você, numa área urbana no município amazonense de Envira, está sendo investigada pela Aeronáutica. Falha humana e problemas mecânicos são apontadas como prováveis motivos para o acidente que vitimou cinco pessoas, entre as quais, o piloto Diego Souza. Segundo informações extraoficiais, o piloto estaria treinando uma pessoa a arremeter a aeronave, quando esta teria batido em uma árvore , caído e em seguida explodiu.

Flu 3 Vice 1

Com dois gols do artilheiro Fred e um do talentoso Deco, o Fuminense ganhou do vasco e tornou-se ampeão da Taça Guanabara. O jargão de Vice, do time do Vasco, persegue o elenco cruz-maltino que chegou a jogar melhor nos primeiros 15 minutos do primeiro tempo. O Fluminense garante assim, a participação na final do Campeonato Carioca. Eduardo Costa fez o gol do Vasco.

Alunos que perderam o período de
matrículas tem até o dia 2 de março

As pessoas que não compareceram no período de matrículas, não pegaram sua carta de intenção no prazo determinado e os que pediram transferência de uma escola para outra terão até o dia 2 de março para solicitar uma vaga na rede pública de ensino. Os candidatos podem procurar os 286 locais de atendimento disponibilizados pelo Estado e Município. Segundo a Gerente de Matrículas e Dados da Semed, Darlene Liberato, o sistema não está oferecendo novas vagas, mas sim uma ‘repescagem geral’ dos alunos que não conseguiram efetuar sua matrícula. De acordo com a educadora, a Semed registra 27.877 vagas que não foram preenchidas. Ela ainda alerta, que a Secretaria não está disponibilizando novos lugares para o preenchimento.

Chuva adia jogo do Sinpol contra a Polícia Militar

A Seleção de Futebol Soiciety do Sinpol-Am e que também representa a Polícia Civil na modalidade, que deveria jogar contra a forte seleção da Polícia Militar do Estado, no último sábado às 16 horas, fazendo sua estréia no Campeonato da 1ª Companhia de Comunicação do Exército, acabou não indo a campo porque a partida foi cancelada quase em cima da hora pela coordenação do evento esportivo. O diretor de Esportes do Sinpol-Am, Eduardo William, entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Sindicato e que também faz a editoria de jornalismo deste Blog, e explicou que a forte chuva de sexta-feira e já beste sábado à tarde, o temporal que caiu poucas horas antes do jogo com a Polícia Militar, motivaram o cancelamento da partida em que jogariam dois velhos rivais em disputas nos Jospam e Campeonato do TJA-AM em 2011.

Dona Dila precisa da solidariedade de todos

Amigos de dona Dilla Freitas promovem no próximo dia 11 de março, às 11 horas, Feijoada Beneficente para arrecadar fundos para pagar emprésmo bancário. Dona Dila teve que fazer uma cirurgia de câncer de mama com rugência. A família precisa pegar empréstimo bancário de R$ 10.000,00, e a mesma encontra-se sem recursos. O evento será realizado no no núcleo Evangelistico de Manaus, rua Castro Alves, bairro do aleixo (ao lado do Parque Cidade da Criança). Click e veja como você pode ajudar.

Quem matou Solon?

Dezenas de pessoas participaram este domingo, dia 26, de uma passeata para cobrar das autoridades a solução para o crime que vitimou o empresário Solon Ferreira de Souza, assassinado no último dia 9 de janeiro durante assalto na rua Boulevard Sá Peixoto, no bairro de Educandos. Passados quase dois meses, a polícia ainda não deu nenhuma solução para o caso. A família fez um apelo ao secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital.

Câmara cassa mandato do prefeito de Boa Vista do Ramos

Por seis votos a zero, o prefeito afastado de Boa Vista do Ramos, Elmir Lima Mota e o vice prefeito, Glaucimar Corrêa Pimentel foram cassados pela Câmara Municipal, em sessão ontem à noite no município. Três vereadores, Maria Luiza, Black e Tito se ausentaram do plenário antes da votação. A sessão que encerrou os trabalhos da Comissão Processante, presidida pelo vereador e presidente da Câmara, Júnior Andrade, foi assistido por centenas de pessoas que se aglomeraram dentro e fora do plenário. Elmir e Glauciomar são suspeitos de improbidade administrativa por mal aplicação de verbas federais. Sem prerrogativa, o ex-prefeito pode ter o pedido de prisão preventiva decretado a qualquer momento.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Moradores da zona norte recebem folhetos com
números de telefone do Ronda no Bairro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), começou a distribuir para os moradores da zona norte de Manaus os folhetos informativos do programa Ronda no Bairro com os números telefônicos exclusivos das viaturas e a fotografia dos policiais militares responsáveis pelo patrulhamento nos dez bairros onde o programa está implantado. A entrega do material informativo para os moradores da zona Norte foi feita pelos policiais militares, na última sexta-feira (24), durante o patrulhamento de rotina realizado nas ruas dos bairros.

Dhanilo é o 'cara' em metemática no Amazonas

O estudante da rede pública estadual de ensino, Dhanilo Willyam Brelaz Costa, 15 anos, foi homenageado no último final de semana, por alunos, gestores e docentes da Escola Raimundo Gomes Nogueira, localizada no conjunto Ajuricaba, zona centro-oeste de Manaus. A escola presenteou Dhanilo com uma placa de honra ao mérito e uma faixa de congratulações pelo seu bom desempenho na 7ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Polícia Federal investiga fraudesno Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) acionou a Polícia Federal para investigar dois esquemas de fraude envolvendo transferência de pontos de infrações de trânsito e o processo de obtenção da primeira habilitação. Segundo a presidente do órgão, Mônica Melo, os casos foram identificados pelo a partir de auditoria interna, iniciada em fevereiro deste ano, e mais de 60 condutores que teriam sido beneficiados com os esquemas já foram notificados e ouvidos internamente pelo Detran-AM.

Pedido de noivado pela internet em Manaus

Meiga, olhar sempre para o horizonte, como se buscasse algo imprescindível. Convicta de seus objetivos, batalhadora, observadora, silenciosa, linda. Hoje completa 29 anos de uma vida plena. Uma surpresa ao ler esse texto, porém, deve pegá-la de surpresa. Pela primeira vez um amazonense usa a rede social ou internet local para pedir alguém em noivado. Pois é, dona Márcia Vieira. A partir do momento que você começar a ler esse texto, você estará sendo pedida em noivado pelo empresário, administrador  e amigo Elias Veras.  Parabéns!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Boa Vista do Ramos vive clima de cassasão neste sábado


Começa amanhã à tarde a sessão na Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos que pode cassar ou não o prefeito afastado do município, Elmir Lima Mota e o vice, Glauciomar Corrêa Pimentel. Os dois são suspeitos de improbidade administrativa e desvio de verba federal de convênios com o Fudeb. A seção será presidida pelo vereador Junior Andrade (na foto à cima de camisa laranja ao lado do prefeito Interino Marlon Trindade, de paletó), relator da comissão processante e deverá começar às 17h. A reunião com os vereadores e a votação será transmitida ao vivo pela TV local. Elmir foi flagrado em um vídeo, entregando aproximadamente R$ 100 mil ao ex-vereador Joaquim Teixeira, que na sequência, esconde parte do dinheiro na cueca. Veja vídeo ao lado.

Preso suspeito de sequetrar e matar pai
que tentou salvar bebê de oito meses

Carlos Sotero Nascimento, o “Fonfon”, 31, que estava foragido desde o último dia 16, quando seqüestrou e matou com um tiro o motorista Márcio Ribeiro Fabrício, que tentou defender a filha de seis meses que estava nas mãos de outro suspeito, apresentou-se ontem à polícia. Ele negou que tenha atirado na vítima, mas o delegado Orlando Amaral, da Delegacia Especializada em Roubos Furtos e Defraudações (DERF), afirmou que as investigações apontam para Carlos.

Portal Flagrante inicia série de
entrevistas com pré-candidatos

A partir da próxima semana, o Portal Flagrante vai começar uma série de entrevistas com pré-candidatos e prefeitura de Manaus e de municípios do interior do Estado. As entrevistas serão feitas pelos jornalistas Robson Carvalho, Augusto Banega e Laércio Souza. Além do portal, as entrevistas serão divulgadas no Jornal Flagrante impresso que chega às bancas na primeira semana de março, com novo design e no jornal eletrônico, também no portal. Como o jornal impresso é semanal, todos poderão ler as entrevistas e outras matérias no jornal eletrônico neste portal.

PT e PSD entre Braga, Amazonino e Arthur

Robson Carvalho - A briga interna do PT no Amazonas está longe de acabar e isso vem causando preocupação na direção de outros partidos. De um lado, o deputado estadual Sinésio Campos tem a pretensão de ser vice, numa possível coligação com o PMBD. Francisco Praciano, deputado federal  considerado rebelde para  a direção nacional do partido, pretende que o partido tenha candidato próprio e que ele seja apontada como cabeça de chapa. João Pedro, considerado moderado, tenta apagar as chamas desse início de incêndio, mas não vem conseguindo extintor compatível com o fogo. No meio dessa intriga, o governador Omar Aziz (PSD), liderança que tem e quer indicar nome numa provável coligação.

MPE começa levantamento dos “fichas sujas” no Amazonas

Por outro lado, o Ministério Público do Estado deve começar na próxima semana, um levantamento sobre os pré-candidatos e políticos eleitos que não se enquadram na nova lei da Ficha Limpa. O objetivo é impedir candidaturas de políticos que não estejam aptos a concorrer nas próximas eleições. A socilitação foi feita pela Procuradoria Geral Eleitoral. No Amazonas, pelo menos 130 políticos e gestores estão por um fio e não devem concorrer as próximas eleições.

PF e CGU de olho na aplicação de verbas federais

Com a aprovação da Lei da Ficha Limpa, gestores em todas as esferas da administração pública terão que se enquadrar e se preocupar muito mais com as prestações de contas das respectivas pastas. A superintendência da Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), estão monitorando só no Amazonas, mais de cem gestores. O principal alvo é a aplicação das verbas federais, como a do Fundeb, por exemplo. O prefeito asfatado de Boa Vista do Ramos, Elmir Lima Mota (PSD), é um dos administradores que estão sendo monitorados pela PF.

Cobrança de água e energia elétrica com valores suspeitos

Suspeita de cobrança ilegal e excessos de duas empresas, a Águas do Amazonas e Amazonas Energia, na cobrança de consumo, está sendo investigada e o consumidor pode solicitar perícia. Os dois últimos meses, janeiro e fevereiro, as contas ao consumidor chegaram com valeres altíssimos, o que acendeu a luz de alerta por toda a cidade. A empresa Águas do Amazonas vem sofrendo pressão do governo e da prefeitura para suspender as atividades no estado.As pessoas quem se sentirem lesadas, pode questionar os valores cobrados junto ao Procom e Arsam  ou ainda na justiça. O Número de reclamações bateu todos os recordes nestes últmos cinco meses.

Começou a temporada de assédio político

O diplomata e ex-senador Arthur Neto (PSDB), viaja neste final de semana para Lisboa, onde trabalha, mas antes, conversa com dois pré-candidatos às eleilões municipais deste ano. Um é o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) e outro é o deputado federal Henrique Oliveira (PR).  O assunto é o apoio político para as eleições que se aproximam. O PSDB é, neste momento, um dos partidos com maior numero de candidatos com expressiva representação e que pode ser o diferencial em outubro.Nomes como Plínio Valério, Paulo De Carli, Mário Frota e o próprio Arthur Neto, devem contribuir fortemente para o coeficiente eleitoral do partido nestas eleições. Por isso, o interesse e o assédio de outros partidos e pretensos candidatos.

Governo e Prefeitura discutem futuras parcerias no esporte

Na tarde da ultima quinta-feira (23), o titular da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej), e a gestora da Secretaria do Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Alessandra Campelo tiveram um reunião para discutir futuras parcerias para o esporte local. Antes da reunião, Fabrício Lima aproveitou a visita para desejar boas-vindas à secretária. “Vamos dar continuidade as parcerias no que diz respeito aos feitos no esporte local. Desejo sorte e que ela faça uma boa gestão, vamos trabalhar juntos para isso”, comentou Lima.

CarnaFamília encerra temporada de
folia de momo em Manaus

Fechando a temporada de Carnaval do Governo do Amazonas, o Centro de Convivência Teonízia Lobo (rua Itaeté, nº 200, bairro Amazonino Mendes, zona norte), coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), realiza nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, o “CarnaFamília”. A entrada é gratuita. A programação tem inicio às 17h, com a oficina de pintura no rosto para as crianças. Logo em seguida, haverá apresentação do bloco infantil e desfile de fantasias com premiação para a garotada. Às 18h, inicia o desfile e premiação para o grupo da terceira idade.

Boca do Acre sofre os reflexos da
enchente em Rio Branco-AC

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, continua com equipes técnicas no município de Boca do Acre, localizado na calha do Purus, em ações de socorro às famílias afetadas por inundações bruscas e o aumento das precipitações, reflexos da enchente em Rio Branco, capital do Estado vizinho Acre. Vinte barracas de emergência e kits de medicamentos já foram enviados ao município para atender a população.

Nova remessa de ajuda humanitária será
enviada hoje pela Defesa Civil Am e FAB

A segunda remessa de ajuda humanitária para os municípios afetados pela enchente na calha do Juruá será enviada hoje,  24, para o município de Eirunepé. A cidade será polo de distribuição dos produtos para os municípios de Envira, Guajará e Ipixuna. A ação faz parte da Operação de Socorro ao Juruá, desencadeada pelo Governo do Estado desde o último dia 20, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil-Subcomadec. Nesta segunda etapa serão enviadas 21,5 toneladas de cestas básicas, kits de higiene pessoal, de limpeza e de medicamentos.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Violência começa a ser controlada pela polícia este mês

O plano de segurança para o período de Carnaval em Manaus, montado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), garantiu a tranquilidade para a população durante as festas carnavalescas na capital. O esquema, que envolveu cerca de sete mil servidores de todo o sistema, conseguiu ampliar os resultados nas ações policiais com 88 pessoas presas, a localização de 12 veículos roubados e a apreensão de 6,8 quilos de entorpecentes.

Deputado vai inspecionar presídio em Humaitá

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Cabo Maciel (PR), segue na manhã desta quinta-feira (23), para o município de Humaitá para realizar uma inspeção nas dependência da Unidade Prisional “ João Lucena Leite”. A Unidade foi construída para receber 33 internos, mas hoje, possui mais de 80 presos, mais que o dobro de sua capacidade.

Baranda parabeniza artistas de
Parintins campeões do carnaval

A Presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda enviou votos de parabenizações aos artistas de Parintins vitoriosos com o carnaval de São Paulo em 2012. A criatividade e a ousadia dos artistas foram evidenciadas nos desfiles credenciando ainda mais o nome de Parintins, berço da cultura brasileira. Márcia destacou o trabalho dos artistas Márcio Gonçalves carnavalesco campeão com a Mocidade Alegre, Claudenor Alfaia, o Nonoca, vice-campeão com a Rosas de Ouro e Janinho da Vai-Vai que ficou com o terceiro lugar.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Tijuca é campeã no Rio de Janeiro


Foto: Revista Veja - Internet

A Unidos da Tijuca, escola de Samba da Zona Norte do Rio é a campeã do Carnaval carioca de 2012. O item samba de enredo foi o que definiu a vitória da escola que esteve à frente da segunda colocada, a Escola de Samba Salgueiro, por dois décimos durante a maior parte da apuração. A Vila Isabel ficou em terceiro lugar, seguida da Beija Flor, Grande Rio, Portela, Magueira, Ilha do Governador, Mocidade Independente de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, São Clemente, Porto da Pedra e Renascer. As duas últimas foram rebaixadas. A Tijuca homenageou no seu enredo o cantor nordestino Luiz Gonzaga. A campeã atingiu 299.9 pontos.

Cadastro socioeconômico de 200 famílias
para obras do Prosamim no São Jorge

Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), já concluiu o cadastro socioeconômico de 200 famílias que possuem residências na área de abrangência das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na comunidade Artur Bernardes, localizada às margens do igarapé da Cachoeira Grande, no São Jorge, zona oeste de Manaus.

Carnaboi encerra programação do Carnaval

Na primeira noite do Carnaboi, na última segunda-feira, dia 20, aproximadamente 100 mil pessoas brincaram ao som de 12 artistas indicados pelos bumbás Garantido e Caprichoso. A festa, promovida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, encerra a diversificada programação de Carnaval oferecida pelo Estado, com eventos para crianças e adultos, como o Baile Infantil e o Concurso de Fantasias Adulto e Infantil, além do apoio ao Desfile das Escolas de Samba. A segurança também tem sido o diferencial dos eventos, tornando-se um dos períodos carnavalescos mais tranquilos dos últimos anos.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Concurso de Fantasias Adulto reuniu
criatividade e luxo no Teatro Amazonas

Milhares de pessoas prestigiaram a décima edição do Concurso de Fantasias Adulto 2012, que faz parte do calendário de festas do Carnaval 2012-Alegria...Alegira..., realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro, no domingo (19). Além das esperadas luxuosas fantasias, o público se surpreendeu com a  performance dos candidatos ao prêmio nas categorias Originalidade e Melhor Idade. Ponto alto da festa foi a desenvoltura de candidatos que vestiram personagens como a ginasta Daiane dos Santos, o irreverente apresentador da televisão brasileira, Chacrinha, e, direto dos contos de fadas da Disney, Peter Pan e Capitão Gancho.

Reino Unido de Mulheres Lindas

As mulheres, mais uma vez chamaram a atenção no Carnaval deste ano em Manaus. Nas bandas, no Sambódromo, nos carnavais de rua e na vitória da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, elas estavam atraentes e ousadas. Acompanhadas ou não, todas não perdem a oportunidade de sair na foto e mostrar a beleza que nesta época do ano, fica mais evidente, com cabelos, acessórios, cores e máscaras. Aí nos vem aquela antiga frase. “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é ou é ruim da cabeça ou doente do pé”. Veja essas beldades.

SANTO ENREDO

O enredo da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, sobre a história de D. Bosco, surpreendeu e conquistou o público com o belo desfile no Sambódromo. A idéia foi da coordenadora do Curso de Administração da Faculdade D. Bosco, Eliana Veras, moradora do Morro da Liberdade. A princípio, a própria diretoria considerou um grande desafio, mas resolveu apostar no enredo. Ontem, dois padres estiveram na escola e levaram uma réplica do santo que como o enredo diz, foi um “menino que teve um sonho que virou realidade”. Veja mais fotos da festa da vitória, ontem na quadra da escola, no Morro da Liberdade.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

D.Bosco dá titulo de campeã a Reino Unido da Liberdade

A Reino Unido da Liberdade foi abençoada por D. Bosco e levou pelo segundo ano consecutivo o título de campeã do Carnaval do Amazonas. A Escola de Samba do Morro da Liberdade levou para o sambódromo o tema “O sonho do menino que virou realidade”. A escola venceu com 269.90 pontos. A Aparecida ficou em segundo, em terceiro ficou a Balaku-Blaku. Depois seguem a Grande família, Sem compromisso, Vitória Régia , Mocidade do Coroado e, por último e desclassificada, por ter atrasado mais de 30 minutos o seu desfile, a estreante Dragões do Império. Veja fotos da festa da vitória logo mais.

Carnaval de Educandos reune mais de 100 mil pessoas

Erasmo Amazonas. Este é o nome do homem responsável por uma parte importante da história do Carnaval em Manaus. Há 31 anos, ele promove o tradicional Carnaval de Educandos, Zona Sul, que já faz parte da agenda cultural do governo e da prefeitura. Com uma estrutura gigantesca, que envolve boas bandas, segurança, iluminação e sonorização de mega eventos, o Carnaval da Cidade Alta reúne mais de 100 mil pessoas nas três noites de folia. Veja fotos do primeiro dia de folia.

Banda do Cajual reúne foliões na praça do Prosamim

O Morro da Liberdade, que tem a escola campeã do carnaval do ano passado, A Reino Unido,  também teve o seu carnaval na noite de domingo. A folia foi na pracinha do Prosamim, com a Banda do Cajual, organizado pelo líder comunitário Alcimar Bruguello. Muito conhecido no Morro da Liberdade e Santa Luzia, o líder comunitário também é responsável pelo festival folclórico do bairro Morro da Liberdade.  Veja as fotos do carnaval:

Bloco Garrafa N`água alegra Carnaval no Bar do Carvalho

O Bloco Garrafa N`água 2012 reuniu amigos e foliões no bar do Carvalho, ontem à tarde, na Cachoeirinha, Zona Sul. A diretoria  do bloco fez questão de tocar apenas marchinhas de carnaval, o que agradou em cheio quem compareceu ao bloco. Um dos diretores do Bloco, Pedro Gaia, da Recoplast, disse que o bloco este ano teve como tema “entre tapas e beijos”. “Tudo não passa de uma brincadeira entre amigos e diretores do bloco”, explicou. Veja fotos da festa. 

Trabalho integrado garante Carnaval
tranquilo no Sambódromo de Manaus

O Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus que reuniu cerca de 100 mil pessoas entre público e brincantes no Centro de Convenções (Sambódromo), no último sábado (18 de fevereiro) à noite, foi considerado tranquilo pelos órgãos de segurança envolvidos na Operação Carnaval do Governo do Amazonas. Nenhuma ocorrência policial violenta foi registrada no Sambódromo. Cinquenta e sete pessoas foram encaminhadas para o centro de triagem instalado no Bloco A do Sambódromo por desordem, embriaguez e brigas. Toda a Operação Carnaval foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Publica (SSP).

Defesa Civil do Amazonas dá início
a Operação de Socorro ao Juruá

O Governo do Estado, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), dá início, nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, à Operação de Socorro ao Juruá. Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Carauari e Juruá estão em situação de emergência por conta do aumento das precipitações pluviométricas (chuvas intensas), que ocasionaram erosões fluviais, desbarrancamento, inundações bruscas e graduais. Ao todo 6.048 famílias foram afetadas. Nesta primeira fase, serão atendidos por via aérea e fluvial os municípios de Carauari, Juruá e Itamarati. A ajuda humanitária para essas três cidades inclui 45 toneladas de alimentos, 21 mil itens de limpeza e higiene pessoal e ainda 300 kg de medicamentos, disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Detran-AM realiza fiscalização durante o Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) está realizando blitze de fiscalização durante o período carnavalesco. A ação segue orientação do governador Omar Aziz de reforçar a segurança nas ruas durante o Carnaval. O balanço parcial do órgão aponta que, na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, e no sábado, dia 18, foram realizadas 868 abordagens, sendo 412motos, 454 carros e dois veículos pesados. Nos dois dias, foram registradas 234 infrações. A maioria das infrações ocorreu pelo fato de condutores dirigirem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no total de 47, e por embriaguez, um total de 42.

Incentivos tributários às empresas que contratarem artistas regionais

Com base em uma indicação do vereador Hissa Abrahão (PPS), o município concederá incentivo tributário com redução no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas organizadoras de eventos que colocarem apresentação de artistas regionais na abertura de shows musicais nacionais e internacionais. A concessão  foi regulamentada no Decreto 1.457 de 13 de fevereiro de 2012, publicado no Diário Oficial do Município no dia seguinte.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Veja bastidores do carnaval no Sambódromo

Caras, bocas, cabeças e corpos nos bastidores do Carnaval 2012, no último sábado, 18, no Sambódromo em Manaus. Mulheres bonitas, de todas as aidades. O Portal Flagrante acompanhou e registrou a reação de pessoas durante a passagem das escolas pela passarela do samba. A garota ao lado, torcedora da Escola de Samba Vitória Régia, estilosa, pintou os cabelos nas cores da escola, verde e rosa. Chamou a atenção e ganhou destaque na materia.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Portal Flagrante abre espaço e ganha mais colaboradores

O portalflagranteam.com.br vai abrir espaço para políticos, profissionais liberais e cidadãos que queiram emitir opiniões ou escrever sobre temas das mais variadas áreas, a partir da próxima segunda-feira. Na próxima semana, estréiam na página do portal, o jornalista Augusto Banega, diretor de redação do Jornal Flagrante, que será relançado na primeira semana de março em Manaus e mais 15 municípios, o radialista J.Augusto, os advogados Eliezer Leão Gonzales, Paulinho Tavares e Amadeu Maués e o empresário Rozenha. Eles farão parte do portal que em oito meses superou a marca de 200 mil visualizações e 56 mil acessos em apenas oito meses. Já escrevem a empresária Ana Rosa C. Ramos e o diplomata e ex-senador Arthur Neto. Também fazem parte os nossos parceiros, o Caboclo Grosso e o Chefão da Notícia. 

Amazonino inaugura viaduto do São
José no primeiro dia de março

A inauguração do Complexo Viário do São José está confirmada para o próximo dia 1º. de março, 17 meses após o início dos trabalhos que tiveram um custo de R$ 56,3 milhões. A informação foi repassada ontem pelo prefeito Amazonino Mendes, durante inspeção ao canteiro de obras, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb. A obra está em sua etapa final com a instalação da iluminação, asfaltamento, pintura e ajardinamento na rótula. “Estamos concluindo esse complexo em apenas 17 meses, graças à seriedade da equipe técnica da prefeitura, que está de parabéns e está concluindo esse trabalho que vai resolver grande problemas de trânsito na Zona Leste da cidade”, afirmou.

Banda do Gigante do São José
interage com folião pela internet

O carnaval sempre esteve ligado à política, principalmente na forma de críticas bem-humoradas feitas pelo povo. Mas quando o assunto é folia, os papéis se invertem e tem parlamentar no Amazonas que troca o terno e gravata pelo Tururí. Esse é o caso do deputado Sinésio Campos (PT), que há 10 anos põe a “Banda do Gigante” para animar as ruas do Bairro São José, Zona Leste de Manaus. A banda de rua comandada pelo parlamentar vai arrastar os foliões nesta segunda-feira (20), a partir das 18 horas na rua Rosarinho, em frente à Esplanada. O boneco do Gigante sai em carreata pela Bola do Coroado no começo da tarde (14 horas), visitando outros blocos até chegar, já de noite, no São José.

BANDA DOS ARTISTAS 2012

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Artes (ManausCult) realiza pela primeira vez a Banda dos Artistas, que acontece no dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinza. A concentração será na Avenida Maneca Marques, no Passeio do Mindu, a partir das 17h e seguirá com o trio elétrico até o CSU- Centro Social Urbano do Parque 10, zona Centro –Sul, onde haverá um palco montado para completar a festa.

Carnaboi é segunda no Sabódromo

Inicia nesta segunda-feira (20), às 20h, no Centro de Convenções  - Sambódromo, o Carnaboi 2012, uma das festas mais esperadas do folião amazonense. Nas duas noites, o evento realizado pelo Governo do Amazonas reunirár os principais artistas do boi-bumbá e um público estimado em 200 mil pessoas. O Carnaboi faz parte da programação do “Carnaval – Alegria.., Alegria…” realizado pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Cultura.  As arquibancadas no Sambódromo terão acesso gratuito.

Carnaval idoso hoje às 16 horas no Sambódromo

 O Governo do Amazonas, por meio do Projeto Vida Ativa, coordenado pela Secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), promove, neste sábado, 18, o Desfile de Carnaval da Pessoa Idosa, com concentração a partir das 16h no Sambódromo. O evento abre oficialmente o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus. A Escola de Samba da Melhor Idade espera a participação de 6 mil brincantes.Este ano, o evento promove um resgate da cultura amazônica, retratando os personagens construtores da ocupação, história e cultura amazônica: ribeirinhos, seringueiros, índios e caboclos, entre outros.

Negociação e evita demissão de
760 trabalhadores do PIM

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), intermediou a negociação entre trabalhadores e três empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e evitou a demissão de 760 pessoas. As empresas Climazon, Jabil e Salcomp aceitaram a proposta da Setrab, por meio do Sine-Amazonas, de inserir os funcionários que seriam demitidos no programa "Bolsa Qualificação Profissional", do Governo Federal.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Chico Preto realiza audiência em Itacoatiara para
discutir a qualidade do serviço de telefonia

O deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD/AM) realizou nesta sexta-feira, em Itacoatiara, uma audiência pública para discutir a revitalização do serviço de telefonia naquele município, determinada pela Anatel, que acolheu as denúncias formuladas pelo parlamentar amazonense indicando a precariedade do serviço prestado à população. Durante a audiência, que foi realizada as 10 horas na Câmara de Itacoatiara, Chico Preto  colheu informações sobre o andamento do trabalho que está sendo realizado naquele município, para recuperar o sistema de telefonia, e discutir com as lideranças locais o encaminhamento de soluções para outros problemas.

Suframa defenestra Secretario de Fazenda de São Paulo

Diante da decisão favorável da Procuradoria Geral da União (PGU) sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do Governo do Amazonas, contra benefícios fiscais de ICMS concedidos por São Paulo, o Secretário de Fazenda do referido Estado, Andrea Calabi, afirmou - em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, publicada na edição da última quinta-feira (16) - que “causa indignação a contestação do governo amazonense”, acrescentando que “O que o governo amazonense fez foi uma defesa da sua indústria de transformação entre aspas, porque muitas vezes é mera maquiagem, com o intuito de criar obstáculos a que novas empresas se instalem em território paulista”.

Travessia Careiro-Ceasa será feita por balsas sob controle da SNPH

Para discutir assuntos referentes à travessia Manaus/Careiro na modalidade de balsa e a construção do Porto do Careiro da Várzea, o deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), que também preside a Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade, realizou nesta quinta-feira (16) uma Audiência Pública no 4° andar, no auditório Beth Azize, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). A audiência contou com as presenças do diretor-presidente da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Luiz Gonzaga da Silva Júnior; Paulo Cabral da Secretaria de Infraestrutura (Seinf); do representante da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam), Fábio Alho da Costa; do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Denit), Afonso Luiz Costa Lins Júnior; e, dos deputados Luiz Castro (PPS) e Marco Antonio Chico Preto (PSD).

Lei da Ficha Limpa atinge mais de 160 políticos no Amazonas

Pelo menos 160 políticos, a maior parte deles prefeitos e ex-prefeitos dos municípios amazonenses estão fora do game político nas próximas eleições. Ontem, numa sessão conflitante, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela validade da aplicação integral da Lei da Ficha Limpa já nas eleições deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, que tenham sido cassados pela Justiça Eleitoral e que renunciaram ao cargo para evitar a cassação, ficam proibidos de concorrer as eleições por oito anos.

Lançado edital de concurso público com 397 vagas

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, lança o Edital do Concurso Público para provimento de 397 vagas no quadro efetivo do órgão, sendo 246 para nomeação imediata e 151 destinadas ao cadastro de reserva, com remuneração que varia de R$ 972,00 a R$ 3.510,00. As inscrições iniciam na última sexta-feira (17). De acordo com o governador Omar Aziz, o concurso traduz o compromisso do Governo do Estado de ampliar oportunidades às pessoas e fortalecer a política cultural, principalmente, por meio da valorização dos recursos humanos.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PAI TENTAR SALVAR FILHA DE UM ANO DE SEQUESTRO
RELÂMPAGO E É MORTO A TIRO NO ELDORADO

Teve fim trágico o seqüestro de uma família inteira, às primeiras horas da manhã de hoje, dia 16, por quatro homens armados que mataram a tiro o motorista Márcio Ribeiro, 33. A vítima tentou reagir e retirar dos braços de um dos bandidos, a sua filha caçula de apenas um ano, que era usada como ‘escudo’ na tentativa de fuga do líder do bando. O crime ocorreu 20 minutos após ele, a mulher e mais os três filhos terem sido vítimas, por volta das 6h30, de um seqüestro relâmpago na saída da casa onde moram, na rua 8, no Lírio do Vale, Zona Centro-Oeste de Manaus. Policiais militares foram informados por vizinhos sobre o seqüestro e saíram em perseguição aos suspeitos. Nas imediações da rótula (bola) do conjunto Eldorado, Zona Centro-Sul, os bandidos trocaram tiros com a polícia. Dois dos bandidos, identificados como sendo Wilkens John e um outro menor, cujo nome não pode ser divulgado, se entregaram após ficarem sem munição.

Cidadão agora terá telefone e foto dos policiais em casa

RONDA NOS BAIRROS -  O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, a primeira fase do Programa Ronda no Bairro, além de anunciar reajuste para as polícias Militar e Civil. O programa começa a partir da zona norte de Manaus, onde a nova metodologia baseada no policiamento comunitário e na proteção do cidadão já está sendo empregada. “É uma nova forma de fazer Segurança Pública no Estado, com foco no cidadão, tornando a polícia mais proativa e preventiva, a partir da intensificação do patrulhamento nas ruas, além de consolidar a atuação integrada dos órgãos de segurança”, ressalta o governador, ao destacar o ineditismo do programa no Brasil. Clik e veja os telefones.

Seas apresenta a universitários o funcionamento
do sistema sócioeducativo do Estado

O funcionamento do sistema sócioeducativo no Estado e a proposta da redução da maior idade penal no Brasil serão os principais temas da palestra "Cumprimento de Medida Sócio-Educativa de Adolescentes em Conflito com a Lei", promovida nesta quinta-feira, 16, às 18h30, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), para um grupo de 300 alunos dos cursos de Direito, Serviço Social, Psicologia e Pedagogia da Faculdade Martha Falcão (avenida Mario Ipiranga, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus).

Omar reune com presidente do Sinpol

O governador Omar Aziz considerou positiva a reunião com representantes de policiais de instituições de segurança do Estado, no início da noite desta quarta-feira, 15 de fevereiro, como parte final das negociações com a categoria, que reivindica aumento salarial. Para ele, os agentes de segurança obtiveram conquistas importantes que demonstram a preocupação do seu governo com a valorização do servidor público. "Foi a maior vitória que os policiais já tiveram", afirmou o governador Omar Aziz. O presidente do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Amazonas (Sinpol-Am), Moacir Maia de Freitas, o presidente da Associação dos Peritos Oficiais, Ladislau Brito, e o vice-presidente da Associação dos delegados, Sandro Sarkis, representando o presidente, Mário Aufiero, que está em Brasília tratando de outros assuntos de sua categoria, foram chamados pelo governador Omar Aziz, para fazer parte da reunião em sua casa, no Condomínio Efigênio Sales.

Inscrições para Inclusão Digital serão abertas sexta

Nesta sexta-feira (17/02), o Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria Geral, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica - Cetam abre inscrições para novas turmas do curso de Inclusão Digital no dia 17 de fevereiro, a partir das 8 horas. São 144 vagas, distribuídas nos Pronto Atendimento ao Cidadão - PACs São José, Cidade Nova, Educando e Compensa, no período da manhã e tarde, em quatro turmas.  O curso é ferecido gratuitamente para a comunidade, acima de 15 anos.

Rotta diz que Ronda nos Bairros será
divisor de águas na segurança

Foto: Pedro Braga Jr. - Viaturas novas circulam hoje
Hoje (16), quando terá  início o programa “Ronda nos Bairros”, o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) afirmou na manhã desta quarta-feira (15) que o programa será um “divisor de águas na segurança do Amazonas”.  “A partir de hoje, o Estado viverá uma nova era. Com a implantação de um novo modelo de segurança pública, o governador Omar Aziz prova que busca o enfrentamento da violência e chama para si essa responsabilidade. Como já foi secretário de segurança, o governador está ciente desse desafio, uma vez que sabe das dificuldades e dos problemas da pasta”, afirmou Rotta.

PRESIDENTE DO TRT11 DÁ POSSE A
DOIS NOVOS DESEMBARGADORES

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargadora federal Valdenyra Farias Thomé presidiu, na manhã desta quarta-feira (15), a solenidade de posse dos juízes Lairto José Veloso e Ormy da Conceição Dias Bentes no cargo de desembargadores federais elevando, para dez, o número de membros da Corte. A solenidade ocorreu durante a sessão ordinária do Pleno, às 10h, com a presença de desembargadores, juízes, servidores e familiares dos dois novos membros do Regional. Depois da abertura da solenidade de posse, pela presidente do TRT11, os dois novos membros foram introduzidos à bancada pelos desembargadores Antônio Carlos Marinho Bezerra e Eleonora Saunier Gonçalves.

Ricardo Nicolau apóia validade da Ficha
Limpa para as eleições de outubro

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) afirmou que espera que a Lei da Complementar 135/2010, popularmente conhecida como Lei da Ficha Limpa, tenha validade a partir das próximas eleições municipais, que ocorrem em outubro deste ano. O julgamento da constitucionalidade da lei deverá ser concluído nesta quarta-feira, 15, pelo Supremo Tribunal Federal. A Lei da Ficha Limpa, criada por meio do apoio de mais de 1,6 milhão de eleitores brasileiros, pretende impedir a candidatura de pessoas com pendências judiciais. A legalidade da norma está sendo julgada pelo STF desde 2010. “Eu tenho esperança que esse projeto passe a vigorar a partir da próxima eleição”, declarou.